Ser um policial no Brasil é viver entre a cruz e a espada.



Como é difícil ser um policial nos dias de hoje. Prestei concurso para a PMPR no ano passado, sendo considerado inapto no teste psicológico, como todo bom louco fiquei indignado com o resultado, passado mais de um ano comecei a pensar se aquilo teria sido realmente algo ruim em minha vida. O fato que se você quer ser um bom policial hoje em dia, isso será impossível, pois a polícia atual está tão algemada quanto aqueles que vivem dentro de penitenciárias, provável que até mais presa, pois todos sabemos como são as penitenciárias brasileiras.

Existem 3 fatores que atingem diretamente a classe policial, o governo, a mídia e a população. Em um confronto desigual quem acaba sendo sempre atingido é a própria polícia que simplesmente não tem a quem recorrer, as balas voam em sua direção de todos os lados.

Não irei entrar no assunto sobre policiais corruptos neste post, isso é algo que todos sabemos, existem, e não são poucos, bandidos usando farda. 

Nos dias de hoje o policial além de levantar da cama temendo por sua vida tem que se preocupar com as consequências de seus atos. Recentemente temos visto muito a força policial sendo usada como cães nas mãos do governo, sem dúvidas alguns psicopatas de farda adoram se divertir batendo no povo, mas garanto que a maioria em sua cabeça concorda e queria estar fazendo o que em tese são pagos para fazer, servir ao povo.

O problema começa nas cadeias mais altas, como a policia tem um sistema hierárquico onde os cargos superiores são preenchidos por pessoas influentes, e como conseguir essa influência? Apenas com política, infelizmente ninguém vira coronel sem ajuda. Além disso mesmo em cidades pequenas temos tenentes, capitães envolvidos com política municipal em que muitas vezes tem opiniões diferentes as do povo, em resumo, se você quer um cargo alto não se dedique ao seu trabalho mas sim a um partido.

Se não bastasse receber ordens de políticos disfarçados ainda convivem com uma doença que ainda não acharam cura, a mídia sensacionalista. É impossível não ver casos simplesmente fora do comum em que emissoras contratam "especialistas" para tentarem denegrir toda e quaisquer ação realizada pela polícia. Inclusive vi uma notícia na Rede Record onde a "ROTA" realizou uma operação com 40 policiais em um "Julgamento" clandestino de integrantes do PCC e matou alguns desses "cidadães", o pior foi que haviam 11 bandidos e o repórter teve coragem de dizer que foi uma "luta injusta", como se a policia tivesse que mandar seus agentes pro outro lado, fornecesse coletes e armas para equilibrar a balança, simplesmente ridículo.

Por fim temos o povo, que simplesmente não entende que a policia está entre a cruz e a espada. As ordens vem de superiores que repassam para seus subordinados, eles tem duas escolhas, cumprir essas ordens mesmo não concordando ou descumpri-las, serem presos e certamente exonerados de seus cargos. Infelizmente com o país em crise não existe a possibilidade de um pai de família pensar primeiro em seus princípios e depois em seus filhos, ele vai seguir a ordem seja qual ela for. A verdade é que o governo se aproveita disso descaradamente e quando a corda arrebenta a culpa é passada para o lado mais fraco, ou seja, os cabos e soldados que estavam cumprindo seu injusto dever, o policial usa a arma, mas quem puxa o gatilho é o governo.

A policia não é uma instituição do mal, na maioria das vezes não usa a violência por prazer, existe uma sombra por trás da instituição que não pode ser retirada e enquanto essa sombra permanecer no poder teremos essa guerra em que os políticos colocam o povo contra a polícia e a polícia contra o povo, espero que um dia o policial seja pago para fazer o que ele realmente queria fazer quando entrou na corporação, servir a seu pais e a seu povo, infelizmente enquanto isso não ocorre daremos ibope a uma mídia podre e lutaremos entre irmãos...


Souzuke

Comentários

  1. Cara, eu sou policial militar no estado do Pará e é exatamente isso que acontece..bom texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Infelizmente é a realidade dos policiais no Brasil, infelizmente...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas