Torcer para a seleção brasileira de futebol não te faz mais patriota



Fui acostumado desde criança a ser um patriota. Na escola fazia fila para cantar o hino do país, do estado e do município. Respeitava a bandeira nacional com orgulho, meu avô era vigilante do ginásio de esportes da cidade, me ensinou desde pequeno como hastear a bandeira, uma tarefa que fazia todas as manhãs antes de ir para o colégio.

O tempo passou, meu avô faleceu, o país mudou, não nego que me sinto extremamente aborrecido com a situação atual em que vivemos, porém continuo respeitando a bandeira nacional do mesmo modo que respeitava antigamente. Respeito muito nosso hino nacional, em raros momentos que o escuto sempre fico em pé para cantar, peço silêncio as pessoas que estão próximas, um hino é a alma de um país e sempre deverá ser respeitado, fui criado por pessoas que pensam assim e concordo.

Não sou um exemplo perfeito de patriota, porém respeito o que deve ser respeitado, e nos últimos anos tive o desprazer de ser taxado como antipatriota por causa do futebol. Já fui torcedor que chorava pelo time e pela seleção, amaldiçoava jogadores, arrumava briga por causa de pessoas que não sabem que existo, que ao contrário dos torcedores ganham, extremamente bem, na vitória ou na derrota, resumindo, eu me desiludi com o futebol. Ainda assisto de vez em quando jogos do meu time, não gosto que ele perca, mas quando perde nada na minha vida muda, eu soube aceitar que me preocupar com algo assim não fará diferença nenhuma para mim.

Meu rótulo começou quando em 2010 me convidaram para assistir a Copa do Mundo e eu recusei. Realmente não me importava com o resultado, na verdade nem lembro que posição nosso país ficou. Essa situação se agravou em 2014 quando novamente recusei o convite de assistir jogos da seleção com os amigos, sei que o Brasil apanhou da Alemanha, mas não liguei nem um pouco, não assisti um jogo da Copa do Mundo de 2014, Semana passada dois colegas vieram em minha casa, um deles perguntou se iria assistir o jogo da seleção, eu respondi que nem sabia que o Brasil iria jogar, sendo que o outro disse que eu não assistia jogos da seleção poque não era patriota.

Bom, da mesma forma que respondi a ele irei responder aqui. Do ponto de vista futebolístico a seleção brasileira não me agrada faz alguns anos, a última seleção que torci foi a de 2006 porque eu conhecia os jogadores da época. Hoje em dia a seleção é formada por Marketing, jogadores que não se importam em ganhar mas sim em receber, não vou ligar a TV para ficar vendo o Galvão Bueno só falar de Neymar, quando quero ver o cara jogar eu assisto jogos do Barcelona, que sem dúvida é mais empolgante que jogos da seleção.

Do meu ponto de vista pessoal a seleção não representa nada, assiste quem quer e gosta, não deixo de ser patriota por não ver um jogo de futebol, assim como as pessoas não são antipatriotas por não assistirem a um jogo da seleção de basquete, vôlei, handebol, sinuca, peteca. Futebol não representa o orgulho de uma nação, "país do futebol" é apenas um título assim como "país da corrupção", aceita quem quer. Por falar em corrupção, um dos motivos que mais me incomodam é que o futebol anda de mãos dadas com essa prática, inclusive a CBF, em minha opinião, é uma máfia disfarçada, só que ao invés de usarem ternos italianos usam camisas amarelas.

Se você é um fanático por futebol e pela seleção, aprenda a respeitar as escolhas dos outros, tente entender que o futebol também é jogado fora do campo, que seu fanatismo ajuda a mídia criar "Heróis" que não salvam vidas, que não repassam valor nenhum ao próximo, Futebol é um entretenimento e não uma ditadura que todos devem seguir. Enquanto você me chama de antipatriota seu ídolo da seleção mora em outro país com toda a família, ao invés de trocarmos farpas por causa de futebol podemos nos juntar e contribuir para o desenvolvimento do país onde vivemos, afinal, assim como você, existem brasileiros que não gostam de futebol, mas também amam o Brasil...

Souzuke



Comentários

Postagens mais visitadas