Jogos violentos podem influenciar uma pessoa?



Sim e Não. A verdade é que qualquer coisa pode influenciar uma pessoa a ser violenta. O problema não é o que ela vê, lê ou escuta, mas sim, como processar essas informações. Um indivíduo pode ser influenciado por um Hambúrguer quando descobre como ele é feito, mata outra pessoa e come. Na mente dela existe um senso de que se podemos matar animais para comer porque não podemos matar a nós mesmos? Um exemplo exagerado que, infelizmente, pode acontecer.

Estima-se que existem no mundo atual 1,2 bilhões de Gamers das mais variadas idades. Em um cálculo efetuado na minha calculadora de ironia podemos afirmar que no mínimo temos 1,2 bilhões de assassinos potenciais. Agora é só colocar um policial para vigiar cada pessoa que possui ao menos um jogo violento em sua coleção e aguardar cometerem os assassinatos, com esses dados em mãos podemos afirmar que logo a violência será extinta.

Passado esse momento de ironia posso dizer que a grande maioria usa o argumento de que vídeo games influenciam diretamente a mente de uma criança tornando-a violenta é extremamente infeliz, inclusive se isso fosse real, sem dúvidas, eu teria me tornado um assassino. A verdade que pessoas que utilizam esse argumento o usam para camuflar suas próprias falhas na criação de um indivíduo para a sociedade, a maioria dos pais assistem programas impróprios para seus filhos na frente deles e quando ocorre alguma tragédia envolvendo armas a primeira coisa a fazer é proibi-los de jogar GTA, mas podem continuar assistindo ao programa do Datena, mais irônico impossível.  

Inclusive uma das coisas mais fáceis de se notar é que 100% dos casos em que jogos são acusados de incitar violência a noticia viraliza por meio de programas que exibem diariamente cenas de mortes de todas as formas e tipos. Quem não lembra do caso do menino que supostamente assassinou os pais policias e depois se suicidou? Muita gente acusou o jogo Assassins Creed de influenciar o garoto, o mais engraçado é que o programa do Marcelo Rezende tentou de todas as formas usar o jogo como influência para o crime, como se esse programa tivesse alguma moral para falar algo, ainda mais que diariamente exibe sem dó a desgraça alheia, ganha dinheiro em cima das barbaridades cometidas pelo ser humano.

A verdade que todo ser humano nasce violento por natureza, querendo ou não, cabe a ele mesmo decidir seu caminho. Infelizmente algumas pessoas não conseguem distinguir o conceito de certo e errado e tentam justificar suas atitudes colocando a culpa em outras coisas, na mente dessas pessoas todos são culpados menos quem cometeu o crime. Jogos por si só não influenciam a mente de uma pessoa, ainda mais em uma sociedade bombardeada por tragédias diárias. Sem dúvidas quem joga vídeo games sabe que pessoas na vida real não podem morrer mais de uma vez, então enquanto a violência é espalhada todos os dias por todo tipo de mídia cabe as pessoas decidirem o que vão assistir ou jogar.

A verdade é que a violência de um assassino vem de sua natureza e não de um Joystick...

Souzuke

Comentários

  1. o que torna uma pessoa violenta ou não não passa por um joystick , vive dentro de cada um , da mesma forma que hoje em dia o universo dos games faz parte de toda geração atual , antigamente eram desenhos como pica pau , pernalonga , papa léguas , que influenciavam as crianças e pelo que me lembro bem , nunca vi ninguém jogar uma bigorna da ACME na cabeça de outra pessoa como nos desenhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, infelizmente a sociedade atual não tem coragem de reconhecer que a grande maioria dos pais de hoje em dia não estão preparados para responsabilidades. Antigamente a criação era mais rígida, as pessoas aprendiam o que era certo ou errado desde pequeno, atualmente é mais fácil culpar um jogo do que assumir a responsabilidade.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas