Documentário Winter on Fire - Ukraine's Fight for Freedom


Um resumo com Spoilers sobre esse fantástico documentário que retrata o verdadeiro poder do povo.

Um documentário que mostra que ao contrário do que o povo brasileiro pensa, revolução, infelizmente, se faz com sangue e não com selfies. Não existe a possibilidade de falar do documentário sem mencionar a situação atual do Brasil. Em minha opinião o que eles passaram iremos passar também, pois se quisermos melhorar o futuro da nação teremos que perceber uma coisa, só conseguiremos fazer isso se estarmos dispostos a morrer por nossa causa, assim como dezenas de Ucranianos fizeram.

O documentário começa mostrando que o atual presidente Víktor Fédorovych Yanukóvytch não se importa com seu país, mas sim com dinheiro e poder, sendo acusado de corrupção, tentar mudar a constituição para fins particulares e tudo mais, além do mais já havia sido eleito em uma votação manipulada que foi revertida. Nessa parte eu entendo que existem pessoas que podem ser chamadas de "burras", existem pessoas que se vendem, mas também existem pessoas que estão desesperadas por alguma mudança, como na última eleição do Brasil onde os dois candidatos mais populares estavam envolvidos em corrupção, o povo simplesmente não possui boas escolhas, tem que se virar com o que tem, não que isso justifique o erro, mas infelizmente nossos políticos em sua maioria são corruptos assim como essa besta Ucraniana.

Viktor foi eleito pela promessa de selar um acordo com a União Européia, o que não ocorreu. Quando assumiu o poder, selou um acordo com a Rússia deixando a população revoltada. Logo começaram as manifestações, estudantes de todo o país se reuniram na praça da Independência em Kiev exigindo o acordo com a UE, pois todos sabiam que se continuassem nas mãos da Rússia o país cairia em retrocesso. Nesse dia conheceriam "os cães do governo".

A Berkut, também conhecida como polícia, entra em cena massacrando os estudantes de surpresa, cabe ressaltar que até esse momento a manifestação se baseava em cantar o Hino Nacional e exigir melhorias, no próprio documentário é dito que apesar de uma enorme multidão de jovens estar no local nenhuma bebida alcoólica foi encontrada, eles estavam ali apenas exercendo seu direito de cidadães preocupados com o futuro de seu país e foram violentamente massacrados.

Ao contrário do que o governo previu, no dia seguinte ao invés de todos irem embora a manifestação ficou maior, pois toda população ficou revoltada com o massacre exercido contra "seus filhos", sendo que agora a manifestação ficou conhecida como "marcha dos milhões. Mais uma vez um massacre estava por vir, assim como em nosso país temos os "Black Blocs" a Ucrânia tinha seus infiltrados devidamente encapuzados sendo os únicos a mostrar alguma violência contra as autoridades. Outro massacre se inicia, é importante ressaltar que chamo de massacre pois era um massacre, pessoas já caídas no chão, visivelmente incapazes de fugir eram golpeados violentamente pela maioria dos policiais que passavam por eles.

E os manifestantes retrocederam? NÃO, começaram a fazer barricadas para se proteger da Berkut. Nesse momento o governo sente a ameaça e simplesmente cria leis para atingir os manifestantes. Cito como exemplo que ninguém poderia usar capacete de moto ou de operário pois seria preso, em tom de ironia começaram a usar panelas na cabeça, pois estas não haviam sido proibidas, nesse momento o Estado passa claramente a exercer uma ditadura para tentar manter seus interesses, inclusive contrata mercenários para atacar a população. 

Nesse momento a Berkut substitui sua munição de efeito moral por munição letal e temos nossa primeira vítima, Niboyan, um jovem que é entrevistado no início do documentário é assassinado a tiros causando muita comoção entre os manifestantes, mais algumas mortes de manifestantes são confirmadas. Um fato emocionante é de um pai sendo entrevistado e ele conta que sua filha pediu para ele não fazer rondas junto com os manifestantes e que ele esperasse que ela crescesse porque ela mesmo iria atrás dos monstros que estavam fazendo aquilo, uma coisa era certa, as manifestações já inspiravam o futuro.

Antes do término das manifestações ainda temos um massacre final. Em uma cena, um médico da Cruz Vermelha claramente uniformizado está encostado em uma árvore conversando com seu colega, um policial da Berkut se aproxima, ele se identifica como médico (como se uma cruz vermelha gigante no peito não bastasse) e mesmo assim o policial atira na perna dele, aquilo era uma prévia do que estava por vir.

Em uma caminhada que em tese deveria ser pacífica até o parlamento os manifestantes sofrem uma emboscada da Berkut e dos Mercenários, que desta vez tem um papel importante, matar. Usando munição letal mais um massacre começa na praça, vários manifestantes são assassinados com tiros ou simplesmente espancados. Animais usando farda atiram contra pessoas desarmadas sem se preocupar. Muitos voltam para a praça da Independência para se proteger. Neste momento a crueldade atinge níveis inimagináveis, usando franco atiradores a Berkut mata qualquer um que esteja na frente, em cenas fortes e realmente tristes podemos ver pessoas tentando ajudar feridos com escudos de madeira serem alvejadas. Em uma situação que beira ao suicídio pessoas arriscam suas vidas para tentar ajudar as outras, mesmo que para isso tenham que morrer. Por fim conseguem criar uma barreira de fogo entre a polícia e os manifestantes acalmando um pouco a tensão.

Em uma atitude ridícula, a oposição política do governo sobe ao palco dizendo que os manifestantes conseguiram o que queriam e que a eleição para presidente foi adiantada para o fim do ano de 2014. Obviamente sofreram vaias sem parar, até que um militar da reserva tomou o microfone e avisou o que todos queriam ouvir, que se o presidente não renunciasse até as 10:00 da manhã do dia seguinte, ele e muitos outros militares partiriam contra o governo com uma ofensiva armada, muitos já morreram e após esse sacrifício jamais deixariam o atual presidente comandar o país por quase mais um ano.

Neste mesmo dia o presidente Viktor foi filmado fugindo de Kiev em um helicóptero e na manhã seguinte foi confirmada sua renúncia, o povo havia conseguido o que queria com o custo de muitas vidas sacrificadas por um governo sem escrúpulos que contava com cães de matar em sua linha de frente.

Fiz esse resumo para mostrar como é difícil conseguir algo sem fazer sacrifícios. O documentário é realmente sensacional e merece ser visto, pois sem dúvidas passamos por algo bem parecido. Não sei o que o futuro nos reserva, mas tenho certeza que infelizmente muitos heróis não vivem para ver suas próprias conquistas...


Souzuke








Comentários

Postagens mais visitadas