Recomeçando a vida



Muitas pessoas perdem suas vidas trabalhando em coisas que não gostam, são escravos do dinheiro, escravos dos salários. Alguns fazem isso porque não tem escolha, outros porque se acostumaram demais e já não tem forças para aceitar uma mudança.

Me enquadro nesse segundo grupo, pessoas acostumadas, felizmente, um dia acordei, lavei meu rosto, olhei para o espelho, escovei os dentes e fui trabalhar, como de costume em plena manhã eu já estava exausto, irritado, estressado, qual era meu problema? Levei meses para aceitar a verdade, aquele emprego não me fazia feliz, e pior, estava custando meu humor e bem estar, afinal eu tratava as pessoas mal, não por algo que elas fizeram, mas sim por algo que eu não tinha coragem de fazer.

Dia após dia esse ciclo se repetia e a única coisa que estava crescendo era minha infelicidade. A ideia se tornou real, mas o medo ainda influenciava meus atos. Amigos, parentes, pessoas próximas dizendo que era um erro, nesse instante percebi que essas pessoas faziam parte do mesmo grupo que eu, acostumaram com sua vida e aceitavam qualquer coisa para não precisar arriscar, nesse momento percebi que estava na hora de crescer, um homem não vira adulto com 18 anos ou quando tira carteira de motorista, ele vira adulto quando começa a tomar suas próprias decisões sem ser influenciado. 

O primeiro passo foi difícil, afinal eram 9 anos de empresa, você sente um frio, refaz suas palavras milhares e milhares de vezes dentro de sua cabeça, planeja qualquer possibilidade e situação que elas podem acarretar, infelizmente, por mais que você faça um planejamento jamais sairá como você planejou. O tempo de mudanças se aproxima, você olha pro relógio do local de trabalho, a hora não passa, as dúvidas começam a surgir, a ansiedade se torna um problema, o medo está tentando voltar, você respira fundo, o ponteiro chega onde deveria estar, o turno terminou. Parece que pela primeira vez seus colegas decidiram não sair pontualmente, você pensa em desistir, deixar para outro dia, nesse momento você lembra o desafio que era levantar de manhã e ir para um lugar em que você se sente mal, um local onde a única coisa que você irá encontrar é o desânimo, você pensa, eu quero estar aqui de novo? É quando você chega a conclusão que, NÃO.

Você chega para conversar com seu chefe, tentando disfarçar a tremedeira e nervosismo, explica a situação, tudo que planejou falar não é usado, a verdade que você descobre o que falar apenas quando o momento chega, seu chefe aceita a demissão, você tem um alivio temporário, que dura até você sair pela porta, é quando as dúvidas começam a gerar incertezas, o medo ataca novamente, se você sair pela porta não poderá voltar atrás, ainda há tempo para corrigir o que fez, segundos que parecem horas, neste momento é que será tomada a verdadeira decisão, você respira fundo, deixa a mente em branco e vai embora.

Caminhando levo 15 minutos do trabalho até minha casa, é o tempo em que você descobre se a decisão foi certa ou errada. Devagar a tremedeira foi passando, comecei a respirar melhor, passei a observar as pessoas na rua, observar o caminho que eu não havia prestado atenção em anos, sinceramente, eu fiquei surpreso com casas que estavam diferentes, com locais que eu nem sabia que foram construídos, nesse momento você percebe que enquanto você mergulhava em rio de dúvidas e infelicidade o mundo continuou a mudar, como dizem, o mundo não gira ao seu redor, está em constante transformação, ele não para porque você parou, você só tem que escolher entre mudar com ele ou ficar parado nele, nesse momento eu soube, minha decisão, sem dúvidas, foi a melhor que poderia ter tomado em minha vida.

Passado alguns dias fui ao meu antigo serviço entregar minhas chaves, chegando lá olhei meus antigos colegas, todos cabisbaixos, como pude aguentar ficar em um clima daqueles tanto tempo? Pior, as pessoas viam o que eu estou vendo agora? Bem, não posso tomar decisões por eles, cabe as pessoas decidirem seu caminho, e eu decidi o meu. No momento que entreguei minhas chaves ao meu ex-patrão e dei adeus a todos, não nego que me senti um pouco triste, tristeza essa que passou rapidamente após sair pela porta, aquela mesma porta que me gerou tantas incertezas, agora eu pude passar por ela sem olhar para trás, e aquele peso que estava carregando em minhas costas? Bom, eu deixei ele junto com as chaves.

Em nenhum momento me arrependi por ter feito uma mudança radical em minha vida, ao contrário, jamais estaria escrevendo esse texto se estivesse naquele lugar. As pessoas ao meu redor só com a mudança do meu humor perceberam que foi a melhor decisão a ser tomada e aprenderam a respeitá-la e até mesmo a apoiá-la. Atualmente estou dando andamento em vários projetos e sonhos que estavam arquivados na minha vida, e posso admitir que nunca me senti tão vivo, mas essa história fica para outro dia. 

Em resumo, se algo te faz mal, corte, não tenha medo de se arriscar, acompanhe as mudanças do mundo, busque a alegria, lute contra seus medos e simplesmente seja feliz, a única pessoa que pode fazer isso acontecer é somente você, então meus amigos, mãos a obra...



Souzuke.



Comentários

Postagens mais visitadas