Beasts of No Nation (2015)


BEASTS OF NO NATION - 2015

"Se essa guerra um dia acabar , não posso voltar a fazer coisas de criança". 

Confesso que fazia algum tempo que não assistia um filme que prendia minha atenção, com uma história que realmente te faz pensar a que ponto a ganância leva o ser humano. 

O Filme conta a história de Agu, um menino que se vê obrigado a fazer parte de uma milícia na África para sobreviver em meio a uma guerra. No início somos apresentados a nosso protagonista, um menino inteligente e muito brincalhão que apesar de viver em meio ao caos não deixa de se divertir, destaque para a "TV imaginária" que me fez dar boas gargalhadas. A alegria dura pouco, vivendo em uma vila que fica no meio de uma zona de guerra, Agu após alguns eventos é obrigado a fugir para a selva afim de salvar sua vida. Vivendo no meio da mata é encontrado por um exército rebelde formado quase que exclusivamente por crianças, é quando conhece a figura que iria mudar sua vida para sempre, o "Comandante".

No início vemos um comandante preocupado com seus meninos, que adota Agu para ser um de seus guerrilheiros, como era de se esperar no decorrer do filme conhecemos a verdadeira face do mesmo. Uma pessoa cruel que manipula garotos para lutarem suas batalhas, sua arma é psicológica, consegue fazer com que todos o sigam, obedeçam suas ordens e matem em seu nome sem nenhum arrependimento, para isso mexe com a cabeça de seus guerrilheiros fazendo-os acreditar que a única causa que se vale a pena lutar é a que ele escolher.

Conforme a história se desenrola vemos um Agu brincalhão se transformar em soldado que comete todo tipo de atrocidade sem fazer perguntas, matando famílias assim como fizeram com a sua. É interessante ressaltar que mesmo com as mãos sujas de sangue ele não deixa de ser um garoto solitário que sente falta da família, é nítido que uma criança pode fazer parte da guerra mas ela nunca deixará de ser uma criança.

Outro destaque fica por conta de "Strika", um garoto que não é de falar muito, no meio da tensão ainda conseguimos nos divertir com algumas situações engraçadas entre os dois amigos.

Por fim, o filme aborda claramente como certo ou errado podem ser vistos de diferentes maneiras. Ao mesmo tempo que o comandante manipula seus soldados para concluir suas ambições também é manipulado por seus superiores para concluir a deles, o amigo de hoje pode ser o inimigo de amanhã. Mais uma vez a política e o dinheiro valem mais que a vida de milhares de seres humanos, mais uma vez é demonstrado que a cobiça do homem não tem limites e que ideais podem mudar para favorecer quem traz a maleta de dinheiro. Agu é, infelizmente, um exemplo fictício de algo que realmente existe, e enquanto o homem andar pela Terra, muitos terão que morrer para satisfazer a ganância de poucos... 


Souzuke

Comentários

Postagens mais visitadas